Criar é um prazer, preservar é uma obrigação!

Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

domingo, 19 de janeiro de 2014

A Hipocalcemia - Falta de Calcio

A Hipocalcemia é uma doença relativamente comum na rotina das crianções comerciais e amadoras, sendo muitas vezes desastrosa, quando afeta nossas aves de modo agressivo e fulminante. Tenho recebido algumas aves que muitas vezes têm sintomas que o proprietário, mesmo os antigos, não percebem com facilidade ou não associam com a deficiência de cálcio.
Vamos explanar um pouco sobre esse assunto com a intenção de proporcionar mais informação aos nossos amigos passarinheiros, para que consigam controlar e até mesmo diminuir os casos de deficiência de cálcio em nossas aves.
A causa da doença, como próprio nome diz, é a falta de cálcio que podem ocorrer por diversos fatores.
--» Dentre eles podemos ter:
  • Alimentação inadequada com deficiência ou balanceamento errado de cálcio/fósforo;
  • Deficiência de vitamina D na dieta da ave , pois é ela que faz com que haja facilitação na absorção de fontes de cálcio contidas no alimento;
  • Problemas glandulares da ave, levando uma má reabsorção renal de cálcio e utilização do mesmo dentro do organismo
  • Problemas digestivos que promovam uma aceleração do trânsito intestinal , diminuindo se assim a absorção de nutrientes e di cálcio alimentar;
  • Alimentação com baixo índice ou concentração de gordura, favorecendo a não absorção de vitaminas lipossolúveis , que são as vitaminas A,E,K e a vitamina D.
  • As vitaminas lipossolúveis ( A, D, E e K) se dissolvem na gordura do alimento e quando ocorrem as absorção estar também são absorvidas . Daqui concluímos que , para que ocorra uma absorção correta e eficiente das vitaminas lipossolúveis necessitamos do mínima de gordura na alimentação normal das aves.
  • Perdas excessivas de cálcio decorrentes de condições que favoreçam , como : diarréias com lesão de mucosa intestinal ; de exercícios excessivos ; posturas sequências ; grande número de ovos por postura ; parasitas intestinais ; protozoários intestinais parasitos externo ( piolhos ) hematófagos ( que se alimentam de sangue ) ; entre outras causas.
--» Como sinais clínicos , podemos ter :
  • Nas fêmeas em fase reprodutivas o sinal mais comum são os ovos virados , levando a debilitação da mesma e caso não for efetuada a sua correção pode evoluir para a morte do animal;
  • Aves com fragilidade óssea onde podem ocorrer fraturas espontâneas ( o osso se rompe sem o animal fazer esforço excessivo ou mesmo com a sua atividade normal ), engrossamento de juntas óssea ( articulações ) , deformação de pernas, dedos, asas , coluna, entre outras;
  • Sinais neurológicos, como: ataques convulsivos, falta de coordenação motora, má posicionamento da cabeça, andar, em círculo, paralisias e ( é como se fosse uma meia paralisia ) , fraqueza ; dificuldades visuais , entre outros ;
  • Falta de apetite
  • Alteração respiratória com fraqueza e grande dificuldade, levando a ave a estado agônico
  • Alteração cardíaca podendo levar até mesmo a enfarto e morte;
  • Com o progredir do problema o desfecho da doença é a morte da ave.
--» O diagnóstico da hipocalcemia se dá através de :
  • Histórico da ave com relação à alimentação problemas que a ave teve ou tem controle parasitário, entre outros; 
  • Exames clínicos, onde fazemos vistoria e medimos dados que possam indicar a presença desta doença;
  • Exames laboratoriais em aves de porte maior , onde há a possibilidade de se medir a concentração de cálcio no sangue;
  • Radiografia óssea , com isso teremos uma ideia do grau de calcificação nos ossos da ave;
  • Devemos descartar ou averiguar doenças que possam apresentar sintomas parecidos ou que se assemelham aos sinais hipocalcemia.
O tratamento básico é a complementação de cálcio na alimentação. Como podem ter vários fatores que podem influenciar de modo decisivo na ocorrência ou não desta doença , devemos averiguar todas as alterações que possam estar interferindo noa aparecimento e instalação desta moléstia , facilitando assim o precedimento do correto tratamento. A suplementação de vitamina D, fornecimento de cálcio, correção alimentar e medicação suporte ou sintomática também se tornam necessárias, muitas vezes.
Por ser uma doença decorrente de falta de cálcio no organismo as chances de se obter sucesso em seu tratamento são muito altas. Em alguns casos pode haver regressão de modo lento e gradativo , como exemplo , na hipocalcemia em papagaios do congo ( papagaio jaco, como é conhecido ) que desenvolvem a Síndrome hipocalcêmica , por alteração de uma glândula chamada " paratiroide ", com isso há deficiência hormonal levando a um quadro de falta de cálcio severo e recuperação lenta. 
As medidas mais importantes para que ocorra a prevenção do problema em nossos plantéis se dá na correta administração de rações de fabricantes idôneos , suplementação alimentar quando oferecemos alimento em forma diferentes de ração e cuidados sanitários e higiênicos das aves.
Conclui-se que com a observação contante das aves , com relação a possíveis alterações de comportamento que possam indicar a presença de doenças , poderemos de modo rápido e eficaz controlar essa patologia , minimizando o aparecimento desta e de tantas outras que possam prejudicar a nossa criação 
--
Boa sorte a todos e que tenham sucesso em suas criações, de pequenos ou grande porte, mas a cada dia evoluindo em direção a um ideal.
--
Agradecimentos.:
» Revista Passarinheiros & Cia
» Dr Luiz Alberto Shimaoka - Clinica veterinária Shimaoka
» Veterinário atuante em Aves Exóticas e Silvestres - CRMV 6003

5 comentários

Unknown disse...

Olá. Tenho um pato que pesa 5kg (pato crioulo) ele anda super bem, mas na hora de levantar ele não consegue. Acha que está com falta de cálcio ?

Unknown disse...

E sabem qual tipo de remédio dar ?

Unknown disse...

E sabem qual tipo de remédio dar ?

Unknown disse...

Olá. Tenho um pato que pesa 5kg (pato crioulo) ele anda super bem, mas na hora de levantar ele não consegue. Acha que está com falta de cálcio ?

Unknown disse...

Meu papagaio ta sem coodernacoes motora o q fazer sera q calcio

Postar um comentário

Biblioteca » Completa de Postagens e Artigos

Postagens populares

Desenvolvido por Antonio Silva ^