Criar é um prazer, preservar é uma obrigação!

Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

GENÉTICA DAS CALOPSITAS

Mansas e Ariscas solicite
a sua, clique na imagem
para Contatos
A CALOPSITA ALBINA

Na verdade não existe uma calopsita verdadeiramente albina. O que se pode dizer é que uma calopsita albina tem a aparência (fenótipo) de um albino (penas brancas, pés rosados, olhos vermelhos e sem marcação nas bochechas). A razão pela qual isso acontece é a combinação da mutação Lutino (herança ligada ao sexo) e Cara Branca (herança autossômica recessiva). Lutino é uma mutação cuja pigmentação (melanina) foi afetada de forma que nenhuma melanina é produzida, portanto, ausência de coloração cinza (Melaninas) ou marrom (Feomelaninas). Portanto, Lutino é uma ave branca ou amarela com olhos vermelhos e bochechas laranja.
Cara branca é uma mutação que afeta o pigmento lipocromo (amarelo e laranja), de forma que nenhum lipocromo é produzido.
Sem melanina e lipocromo, isto é, sem nenhuma coloração, a ave tem a aparência de um albino. Geneticamente, a calopsita albina é resultante da combinação das mutações Lutino e Cara Branca. A calopsita albina não pode transmitir um gene de albino para produzir um outro albino. Em vez disso, o que ocorre é um gene do Lutino ou um gene de Cara Branca são transmitidos separadamente para seus descendentes. Se um macho Lutino Cara Branca for acasalado com uma fêmea cinza normal, nenhum dos filhotes sairia albino. E também nenhum dos filhotes seria portador de albino (denominação inadequada). Todos os filhotes machos sairiam cinza normal portadores de lutino e cara branca, e todos os filhotes fêmeas sairiam lutinos portadores de cara branca. Como o fator Lutino é ligado ao sexo, tanto os Lutinos como os Albinos são fatores transmitidos pelo pai para suas filhas (Fêmeas), no entretanto uma mãe Lutina ou Albina só terá filhotes machos portadores de Lutino ou Albino.

Agradeciementos.:

seja o primeiro a comentar!

Biblioteca » Completa de Postagens e Artigos

Postagens populares

Desenvolvido por Antonio Silva ^