Criar é um prazer, preservar é uma obrigação!

Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Porque meus filhotes estão morrendo no ovo ?


Clique Aqui
e Fale com o Doutor!
Todos os anos durante o período de reprodução sou procurado por criadores de diversas espécies de pássaros sempre com os mesmos problemas. Entre eles a baixa fertilidade dos reprodutores, morte de filhotes nos primeiros dias de vida e a baixa eclodibilidade dos filhotes (lembrando que é o filhote que eclode o ovo e não o ovo que eclode). Costumo dizer que daria pra escrever um livro sobre cada um destes temas, porem o tema que abordarei resumidamente neste artigo é “a morte embrionária” ou seja, aqueles casos em que o ovo esta “cheio”, porem o embrião não nasce. Existem muitas possíveis causas que justificam a morte embrionária e para melhor entendimento dividirei-as em 7 principais grupos de causas:

- Causas genéticas:
Geralmente estão relacionadas a gene letal, ou seja, alterações nos cromossomos que induzem a mau formações levando o embrião a morte.
- Causas nutricionais:
Estão relacionadas às deficiências de nutrientes importantes no desenvolvimento embrionário, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, acido fólico.Carência de cálcio, e também os excessos de nutrientes podem ser extremamente prejudiciais, como é o caso do selênio que em altas concentrações reduz a eclodibilidade alem de ser teratogênico.
- Causas tóxicas:
O uso de diversos produtos como desinfetantes e mesmo inseticidas para controle de piolhos podem ser tóxicos quando entram em contato com a casca dos ovos causando a morte dos embriões. Sempre quando desinfetamos ninhos e forros devemos estar atentos aos produtos utilizados, os ovos apresentam poros na casca que permite a passagem de agentes químicos para o interior dos mesmos. Portanto é desaconselhável a pratica de lavar ou aplicar produtos nos ovos de pássaros antes do choco, exceto em situações especiais com recomendação do medico Veterinário.
- Causas relacionadas ao manejo:
Muitas vezes temos o habito de tirar os ovos e colocá-los em recipientes com alpiste ou painço, pra voltá-los ao choco assim que a fêmea coloque o ultimo ovo, essa pratica visa o nascimento simultâneo da prole. No entanto a maneira que isto é feito pode prejudicar os embriões, por exemplo, mãos sujas ao manipular os ovos podem contaminá-los, vibrações excessivas, estocagem por tempo excessivo, alem do que, as sementes de alpiste ou painço são ricas em fungos e bactérias que podem também contaminar os ovos.
- Causas ambientais:
A temperatura e a umidade inadequadas dentro do criatório incorrem em distúrbios da eclodibilidade. Tanto as altas temperaturas quanto muito baixas podem alterar o tempo de choco ou mesmo desidratar os ovos causando a morte do embrião o mesmo acontece com a umidade. Esses fatores são de extrema importância aos criadores que recorrem a chocadeiras artificiais.
- Causas comportamentais do casal reprodutor:
Fator muito importante que quase não é considerado, freqüentemente pássaros inexperientes tem problemas durante o choco. Por exemplo, fêmeas que saem  muito do ninho ou mesmo fêmeas que saem de menos do ninho. Também machos agressivos ou excessivamente “fogosos” que atacam as femeas durante o choco e muitas vezes provocam pequenas lesões na casca dos ovos que facilitam a contaminação ou ate a desidratação dos mesmos.
- Causas infecciosas:
Talvez seja o grupo mais importante, por essa razão o deixei por ultimo. Nesse grupo podemos incluir as infecções fungicas geralmente relacionadas ao Aspergillus spp., as infecções virais causadas por paramyxovirus e Poliomavirus e finalmente as mais freqüentes causas, as bacterianas causadas por diversos gêneros como Salmonella spp., Escherichia coli, Micoplasma, Staphiloccocus, Strepyoccocus, Clamidophila psittaci e outros menos freqüentes. O diagnostico muitas vezes é difícil e deve se recorrer ao auxilio técnico de um profissional especializado, pois muitas vezes há a necessidade de exames de cultura e antiobiograma para identificar qual agente infeccioso é o causador de tal problema e qual a terapia mais adequada para sanar o problema. No mais cabe ao criador estar atento às dicas de manejo, cuidados profiláticos e ao manejo nutricional para prevenir que o plantel apresente taxas reduzidas de eclodibilidade, gerando prejuízos genéticos e econômicos. No que se refere as causas infecciosas é indispensável estar ciente de que não se deve utilizar antibióticos aleatoriamente visando a prevenção da morte embrionária, pois normalmente o prejuízo é bem maior, com o surgimento de bactérias selecionadas e super poderosas, e mesmo redução da fertilidade dos reprodutores ou até esterilidade, sem contar que antibióticos também tem efeitos tóxicos que podem induzir a teratogenia e morte do embrião. Portanto em casos de processos infecciosos o melhor é contar com ajuda profissional, procure sempre um veterinário especializado em pássaros para a realização dos exames adequados e tratamento correto.

Agradecimentos:

3 comentários

fingersbirds disse...

Olá Dr. Bruno. gostei muito das explanações a respeito, principalmente da morte do embrião, tive um casal ano passado que teve esse problema.Vou procurar algum medicamento para esse problema, caso o saiba, por favor me ajude. obrigado e Parabéns pela página.
aldonirfontana@yahoo.com.br

Unknown disse...

Boa noite Dr.Bruno
Estou com esse problema de morte embrionaria a algum tempo,tanto com meus agapornes,quanto com meus diamantes gould. Quando o embrião começa a desenvolver eles morrem.Já fazem mais de 01 ano e não consegui tirar 01 filhote se quer!!
Tbém crio canários belga e com eles esta tudo normal.Será q tive o azar de todos meus casais de agapornes e diamantes estarem com o mesmo problema ou pode ser algo especifico com essas especies?

Unknown disse...

Ola boa noite hj estou mt triste. Pq todos os filhotinhos da minha periquita morreram. Vou contar a história qm sabe alguem possa me ajudar pra q isso n aconteça de novo na próxima ninhada. Ganhei um viveiro com uma fêmea e um macho e 2 filhotes desses casal ja grandinho. Essa fêmea teve ms1 ninhada de 2 ovinhos, ms n vingou nenhum. Acredito q tenha sido pq mudou de casa. Daí ligo depois colocou 4 ovos 3 nasceram Ms um acabou morrendo bem pequeno ela o colocou do outro lado do ninho. Agora já estao grandinhos espertos cm 3 meses. Dai ela colocou ms 3 ovos e a outra fêmea q era filha dela q veio junto tb colocou 5 ovinhos e todas as 2 foram do msm macho. Sendo q essa q colocou 5 e do pai dela, a fêmea Ms velha q colocou 3 ovos só nasceu 1. E a fêmea de 5 ovos nasceram 4. Ah umas 2 semanas a tras qnd fui olhar o ninho da q tinha 1 filhote apenas esse filhote estava morto, estava grandinho e empenando. Passado uns 4 dias o 3° filhote da outra fêmea pareceu morto tb a começando a empenar. No dia seguinte o caçula dessa ninhada tb amanheceu morto tb ja tendo as peninhas. Fiquei triste ms ainda conformada por ter 2 filhotes espertinhos cm bastante penujem. Ms qnd foi hj o dia já n começou tão bem. Ao acordar fui olhar o ninho e um filhote estava morto, ms o mas velho ainda estava vivo. Ms qnd foi a tarde ele cabou morrendo. Percebi q eles tinham um pouco as penas abertas. Alguém pode me ajudar me dizendo o q pode ter causado a morte desses meus 5 filhotes? Aki na minha cidade essa época esta um pouco frio, ms eu cubro bem o viveiro pra ajudar a proteger do frio. Agradeço mt se alguem souber dizer o q houve pra q n aconteça de nova. Pq é mt triste.

Postar um comentário

Biblioteca » Completa de Postagens e Artigos

Postagens populares

Desenvolvido por Antonio Silva ^