Criar é um prazer, preservar é uma obrigação!

Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O que é Pulorose?

Clique aqui▲ e fale com o Dr.
A pulorose é uma doença bacteriana causada por bactérias do gênero Salmonella. Este gênero de bactérias apresenta mais de 500 sorotipos distintos, ou seja existem muitos tipos de Salmonella. No caso da pulorose a espécie de bactérias que promove a doença é a Salmonella pullorum, esta bactéria é especifica de aves domésticas, porém a relatos de chimpanzés afetados. As aves se infectam ingerindo água ou alimentos contaminados com o patógeno.
Os principais sintomas são prostração intensa, diarréia branco amarelada e posição “encorujada” ou seja  a ave fica parada e com penas eriçadas. Normalmente em filhotes a doença tende a ser fatal, as aves adultas podem apresentar maior resistência frente à infecção podendo ficar curadas da doença. No entanto aves curadas tendem a ser portadoras assintomáticas da doença, o que significa que a ave não apresenta sintomas da infecção, porém possui as bactérias em seu organismo e as dissemina para o ambiente.
O principal problema das aves portadoras da Salmonella pullorum é que alem de transmitirem a doença às outras aves através das fezes podem transmitir aos filhotes através do ovo. As bactérias se alojam no ovário das fêmeas que podem transmitir a doença aos filhotes através da contaminação do ovo durante sua produção no ovário, portanto os filhotes já nascem contaminados.  
A principal medida a ser tomada é a prevenção , o criador deve tomar cuidado e saber a procedência das aves que adquire. As sementes e farinhadas devem ser compradas em locais idôneos que vendam produtos de qualidade bem armazenados e com a maior higiene possível . As frutas e verduras fornecidas devem ser bem lavadas antes de serem servidas aos pássaros . Também se faz importante o manejo sanitário da criação , o criadouro as gaiolas e demais apetrechos devem ser sempre mantidos limpos e desinfetados. Felizmente a maioria das Salmonellas não resistem a desinfetantes e ao calor. Por essa razão pode se desinfetar as instalações tanto com desinfetantes quanto com “vassouras de fogo” que são como lança-chamas, muito utilizados na avicultura industrial para desinfecção de galpões. 
O diagnóstico da doença deve ser feito por um médico Veterinário através de exames de cultivo e isolamento da bactéria. O tratamento é a base de antibióticos específicos escolhidos com base no tipo de bactérias encontradas nos exames . As aves portadoras da pulorose sempre que identificadas e diagnosticadas devem ser retiradas do plantel.


Em Resumo.: Adquira as suas aves de Criadores onde possa examinar as suas instalações e observar se os acessórios utilizados como comedouros, bebedouros, poleiros, gaiolas e viveiros estejam limpos e o ambiente esteja bem ventilado. Com esses pequenos conselhos acredito que estou contribuindo para que você possa adquirir uma ave com excelente estado de saúde e sempre observar qualquer mudança no comportamento da ave e principalmente nos seus excrementos (fezes), pois as fezes fétidas (mau cheirosas) já podem dar indícios de desiquilíbrios da flora intestinal da ave, ocasionadas por alguma bactéria residente ou não, mas que podem  levar a ave ao óbito se não  for medicada rapidamente.

seja o primeiro a comentar!

Biblioteca » Completa de Postagens e Artigos

Postagens populares

Desenvolvido por Antonio Silva ^