Criar é um prazer, preservar é uma obrigação!

Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Inflamação das Mucosas

Sinusite em Aves - Clube dos Psitacídeos
Um problema popularmente conhecido como sinusite , que afeta humanos e também as aves.
A sinusite consiste numa inflamação das paredes (mucosas) dos seios ou espaços existentes na face (rosto) das aves , que têm comunicação direta com as narinas e conditos (vias) respiratórios superiores.
Essa inflamação podem ser causadas por vários fatores e as causas vão desde problemas relacionados com irritação , provocada pela poeira , até processos mais graves com as vias. Os espaços ou seios nasais normalmente afetados são os que situam acima (supra-orbital) e abaixo (inflamação-orbital) dos olhos. O processo inflamatório pode levar a uma irritação local , com resposta leve o severa do sistema imunológico.
As alterações vão desde um leve avermelhamento local , nos casos leve , até graves inchaços e formação de secreções purulentas líquidas a caseosas (parecendo queijo).
Às vezes a área afetada apresenta graves alteração, com formação de secreção muito densa chegando a inchar e abstruir totalmente o seio , alterando a harmonia do espaço afetado e as vizinhas.
Na ocorrência de tumores , sabe-se que normalmente eles são de característica ,malignas , ou seja são proliferativos , invasivos e se disseminam (espalham) pelo corpo.
» As causas mais comuns são :

Alergias a produtos diversos como , por exemplo , rações , aditivos, perfumes , produtos de limpeza, cimento , cal l etc, podem favorecer o aparecimento de inflamação local e ocasionar o problema;

Causas irritativas mecânicas – poeira ( age de modo irritativo , diante da moscona , favorecendo a inflamação e entrada de agentes secundários, como por exemplo , bactérias oportunistas e fungos ); estrepes de madeira e fragmentos de fibra de talas de gaiolas ( podem penetrar pelo orifício nasal e se instalar no seio (espaço) , favorecendo o processo inflamatório local );

Causas irritativas químicas produtos de limpeza produtos químicos ( desinfetantes , cloro removedores gasolina , querosene , odor proveniente de fazes e exerções das aves , devido à falta de higiene , entre outros ) podem levar à irritação e à inflamação local facilitando o aparecimento do problema;

Excesso de umidade pode levar a uma facilitação da proliferação de parasitas , favorecendo o desenvolvimento de condições degradantes para a ave , levando à inflamação local;

Falta de umidade favorece o ressecamento das mucosas , levando a uma facilitação de processos inflamatórios locais

Fungos em condições favoráveis podem se desenvolver com muita facilidade e promover a inflamação local;

Bactérias dentre elas a tuberculose aviária pode ser uma das causas de sinusite , e devido a condições favoráveis pode se espalhar e contaminar todo o plantel de aves . outras bactérias que possam se instalar de modo ativo ou oportunista ( dependem de um outro agente que diminua imunidade local , para se instalar) podem levar ao problema de moco bastante eficaz.

Vírus que possam diminuir a imunidade da ave , favorecendo o desenvolvimento de doenças respiratória , promovendo a instalação do problema.

Processos neoplásicos (tumor )- também devem lembrados como causa do aparecimento do problema.

Parasitos como sarnas e ácaros podem ser os iniciadores do problema. Como sinais poderemos ter : espirros , tosse , coceira , secreção nasal , dificuldade respiratória , inchaço acima , abaixo ou ao redor dos olhos podem estar “saltados” para fora , descolados para cima ou para baixo , poderemos ter outros problemas locais , inclusive de visão. O olho pode ficar tão saltado que há ressecamento de córnea , inclusive com traumatismo ( se coçar e se machucar ) local , levando a sério problemas de visão.

» O diagnóstico determinado através de:
1 - Exame e sinais clínicos;
2 - Retirada de amostra do local afetado e exame para determinação do agente ; causador (bactéria , fungo , etc)
3 - Biópsia para determinar se a causa é tumoral ;
4 - Exploração cirúrgica.

O tratamento vai depender do agente causador , sendo assim é de grande importância o diagnóstico correto para que tenhamos sucesso no tratamento. Nos casos de tuberculose aviária , tumores e doenças fúngicas o prognóstico é reservado , pois as chances de cura não são favoráveis.

Agradecimentos.:
» Dr Luiz Alberto Shimaoka - Clinica veterinária Shimaoka
» Veterinário atuante em Aves Exóticas e Silvestres - CRMV 6003

seja o primeiro a comentar!

Biblioteca » Completa de Postagens e Artigos

Postagens populares

Desenvolvido por Antonio Silva ^